Pular para o conteúdo

Sweet Salsa

Início » 4 dicas para otimizar seu site

4 dicas para otimizar seu site

  • por

Otimizar o site é vital, especialmente, para impactar positivamente na experiência do usuário, como proporcionar uma navegação e um carregamento mais rápidos.

Isso aumenta a visibilidade nos mecanismos de busca, ajuda no tráfego do seu site, levando a mais conversão, ou seja, tudo o que se espera quando se decide criar um site.

Considerando que se você está lendo este texto, e procura dicas para melhorar a otimização do seu site ou se ainda não tem um e quer iniciar a construção, nossa sugestão é que leia até o fim para o sucesso na sua empreitada! Vamos lá!

1 – Tenha um design responsivo

Otimizar seu site significa deixar o ambiente mais responsivo, ou seja, possibilitar a visualização em muitos dispositivos diferentes, como desktops, tablets e smartphones. 

Com isso, o usuário pode acessar o site de qualquer local a toda hora, melhorando sua experiência. 

Fora que ter um design responsivo facilita também o gerenciamento do site, tanto em manutenção, quanto em atualização. 

Tudo isso economiza, no final das contas, tempo e dinheiro caso você tenha sites separados para dispositivos diversos. 

Lembrando somente a necessidade de formatar a plataforma para que a sua navegação seja rápida e tranquila, seja num notebook, ou celular.  

Sem contar que um design responsivo é importante para a otimização de mecanismos de busca (SEO), já que os algoritmos de busca do Google e de outras plataformas dão preferência a sites responsivos.

2 – Use tags de título e descrição

Outra tática para otimizar o site é usar tags de título e descrição, que são ferramentas que ajudam os mecanismos de busca a entenderem do que se trata o seu site, fazendo sua recomendação. 

Essas tags são basicamente palavras-chave que estão ligadas ao conteúdo do seu site, que o público procura em plataformas, como o Google, por exemplo. 

É preciso tomar cuidado, e se certificar que as tags sejam relevantes e contenham o maior número de palavras-chave em um curto espaço. 

As vantagens dessa ferramenta são muitas, como aumentar o clique dos usuários, além de facilitar a organização do conteúdo do espaço, além de ajudar a promover melhor o seu site. 

3 – Utilize links internos e externos

Uma das vantagens de usar links internos e externos para otimizar o site é que eles aumentam o tempo de permanência do usuário.

Os links internos, por exemplo, auxiliam o público na localização de outros conteúdos relacionados dentro do próprio site, enquanto que os externos auxiliam no fornecimento de informações adicionais. 

Esse recurso, portanto, melhora bastante a otimização na sua plataforma, além de melhorar o relacionamento da sua plataforma com outras no mesmo ramo.

Ou seja, a partir do momento em que se vinculam outras fontes de informações úteis ao seu site, isso atrai mais público e valoriza sua audiência pois mostra comprometimento com conteúdo de qualidade. 

4 – Faça uso de imagens compactadas para otimizar o site

Uma forma eficaz de otimizar seu site é utilizar as imagens certas, tanto em relação a tamanhos, quanto a formatos. 

Imagens adequadas ajudam no SEO do seu site, além de deixarem o ambiente bem mais rápido, com tempo de carregamento menor. 

Para isso, fazer a compreensão dessas de fotos e ilustrações em geral pode ajudar.

Para reduzir o tamanho do arquivo, a dica é usar ferramentas de compressão de imagem, como o TinyPNG.

Já a resolução deve ser compatível com o dispositivo e a tela de exibição, podendo ter resoluções baixas em caso de uso em dispositivos móveis, por exemplo.

Também é preciso usar tags alt relevantes e descritivas, já que isso ajuda os mecanismos de busca a entender o conteúdo das imagens como relevantes para os mecanismos de busca. 

Enfim, esperamos ter ajudado você com as principais dúvidas sobre otimização de site, agora, para aplicar tudo isso e muito mais no seu site, conte com uma equipe especializada, fale conosco!